quinta-feira, 13 de novembro de 2008

B.E.N.E.D.I.T.O.

Vamos começar este post, que promete ser longo, com o pré-natal: ontem fizemos 18 semanas...viva!!! Benedito salta como um cabritinho (ou chuta como um jogador de futebol, como preferirem).

A mamãe aqui engordou, ao todo, 5 kg desde o início da gravidez (o que seria bom se eu não tivesse engravidado com quase 91 kg, heheheheh) e o coração do nosso pequeno está bombando, apesar da obstetra ainda ter de caçar ele bastante para conseguir escutá-lo. Minha pressão está normal e no dia do meu aniversário faremos a ecografia morfológica (a pedido do papai, que está com saudades de ver o seu varão na TV) que não fizemos na gravidez da Marina.

Meu pai retornou do Rio de Janeiro anteontem, onde foi comemorar os 93 anos da minha avozinha querida e voltou com um recadinho para mim: “Não gostei de Benedito! É nome de preto!”, por favor, não queiram processar a minha avozinha por racismo, afinal ela está certíssima!!! Benedito é nome de um Santo negro da Igreja Católica e de uma linha de Pretos Velhos da Umbanda e assim, durante muitas e muitas gerações as famílias negras nominavam seus filhos de Benedito em homenagem a uma dessas duas entidades!
A gente diz que o Brasil é um pais onde o racismo não existe, porque somos muito miscigenados, etc, etc., mas na hora do vamos ver mesmo, seja afro-descendente, preto, negro etc, o brasileiro ainda considera a cor da pele um sinal de “status”, de “educação” e de muitas outras coisas que vão da cabeça de cada um, porque isso não tem limite por aqui. Cada um faz o seu racismo individalmente! Para mim o pior racismo é este racismo velado do brasileiro! Ninguém se diz racista... não... afinal a gente trata os negros como iguais, claro! Mas me conta aqui: com quantos negros, vc estudou na sua escola particular de 1º ou 2º graus? E na falculdade? Nem vou entrar aqui no mérito das cotas, porque é outro assunto... quantos deles trabalham com você recebendo o mesmo salário que o seu? Então a verdade íntima é que a gente não considera igual NÃÃAAAAAAAAAAAAAAAAO!!! Porque igualdade é quando todos tem as mesmas oportunidades e no Brasil isso não existe! (Viva os EUA que elegeu o seu 1º Presidente negro, coisa que não vai acontecer no Brasil pelo menos nos próximos 100 anos, acreditem!)
O primeiro passo para acabar com o racismo é assumi-lo e foi o que fez o EUA e só assim, hoje, é possível um negro ser Presidente da República.
No Brasil TODO MUNDO tem um racisco não só a minha avó, que merece ser perdoada por este deslize, afinal foi criada em uma época em que ainda não existia a expressão “afro-descendente”(!!!). Então, chamar meu filho de Benedito, no Brasil, é querer igualar ele à raça inferior de pobres, sem status etc, etc... enfim... negros (tadinho, ele vai nascer branco, para quê fazer ele sofre COM UM NOME DESSES?)... isso está no inconsciente coletivo... me diz aí, se na hora que vc leu a frase da minha avó, vc não concordou com ela em gênero, número e grau dando a mesma entonação e significado que ela quis dar? Confessa!!! É por isso mesmo que vc acha o nome feio, também, né? Tsc, tsc, tsc...Tenho que bater palmas para a minha avó, ela foi a única que teve coragem de dizer o que todos queriam me dizer e não tiveram coragem!!! Vó Deja, te amo! A senhora é demais!

Recebemos muitas críticas sobre o nome que escolhemos, críticas de magoar qquer coraçãozinho de mãe e pai, pois vieram cheias de subjetividade, sem dizerem , realmente, porque não gostavam do nome (afinal todos têm direito de se desagradar, não de nos magoar): “você tem que LIVRAR o menino deste nome!”, “ Deus vai iluminar sua cabeça, ainda tem 5 meses de gravidez para vc mudar de idéia...”
Nosso Benedito tem chances de nascer bem moreno, negro não, pois não temos descendência negra, infelizmente, porque eu faria gosto de andar com o meu beiçudinho do cabelo toin oin oin por aí entoando em alto e bom tom o nome dele, mas também será um prazer inenarrável entoar BENEDIIIIIIIIIIIIIIIIIITOOOOOOOOOOOOOO no meio do supermercado e todo mundo ver correndo aquele galeguinho dos olhos claros (cujas chances são bem maiores que negro) lindo de morrer, pelo menos para os outros, pois para mim e para o pai ele será lindo de qquer jeito, com nome de PRETO, com muito orgulho! ...”vai tomando papudo...” já diria um amigo meu!

Ai... agora que eu aliviei esta coisa que estava presa dedimim (desculpa ter de chamar todos vocês de racistas, tá?hahahahah) vamos aos porquês de nosso Benedito:

1. Quando estávamos grávidos da Marina eu queria colocar, caso fosse menino, um nome simples, comum, mas que não fosse muito usado nos tempos atuais, Fizemos um brain storm (chuva de pensamentos) de nomes e o que me agradou de cara, logo quando Marcelo falou foi este. Marcelo ficou muito contente que eu tivesse gostado, afinal, ele é Umbandista (religião de preto...hahahahahah) e “Pai Benedito” tinha um significado muito especial para ele, que eu vou deixar ele contar para vocês depois, em outro post.
Marina também tem um significado muito especial para ele e para mim (quem acompanhou o blog da gestação da Marina sabe) e assim, estavam escolhidos os nomes dos nossos filhos: não nomes por nomes, mas nomes cheios de emoção e história para nós dois!
Então, não julgue o nome pela cor que vc atribui a ele, procure, primeiro, descobrir o porquê, OK???

2. Pelo significado. Benedito é um nome em LATIM que significa BENDITO, ABENÇOADO. (alguém aí não quer ter um filho abençoado?) hahahahahah.

CURIOSIDADES


1. Bento e Benedito são sinônimos é tanto que em alguns países Sua Santidade o Papa é Benedito XVI e não Bento XVI. (ai, vovó, é quase um sacrilégio o que a senhora não gostar do nome, brincadeirinha...hahahahahah).

2. Quem não conhece a expressão: “Mas será o Benedito?” Sabe de onde vem? Aí vai:

Em 1930, João Pessoa, então presidente da Paraíba e candidato à vice-presidência da República na chapa de Getúlio Vargas, foi assassinado em Recife, por razões pessoais. Apesar disso, o pleito foi realizado na data aprazada, saindo vencedor o candidato paulista Júlio Prestes . Esse resultado não foi aceito por Getúlio e seus correligionários, que alegando a ocorrência de fraude na votação, incentivaram e promoveram rebeliões em vários estados, em um movimento golpista que acabou provocando a deposição do presidente Washington Luís, em 14 de outubro de 1930, e impedindo a posse do eleito.

Nomeado dias depois - 03 de novembro - pelos generais Tasso Fragoso, Mena Barreto, Leite de Castro e almirante Isaías de Noronha, como chefe de um governo provisório, Getúlio preocupou-se em substituir os presidentes estaduais nos quais não confiava, colocando no lugar de cada um deles, interventores que escolhia pessoalmente. Em Minas Gerais falava-se no nome de vários possíveis candidatos ao cargo de interventor, entre eles o de Virgílio de Melo Franco e o do advogado Benedito Valadares Ribeiro (1892-1973), natural de Florestal, pequena cidade situada a 70 quilômetros de Belo Horizonte, mas residente em Pará de Minas, onde havia exercido sua profissão por longo período, até ser eleito vereador e depois prefeito municipal. Político extremamente ladino, muito experiente, e acima de tudo praticante exímio da difícil arte do não comprometimento, qualquer que fosse a situação, Valadares foi personagem principal de inúmeros casos interessantes, fictícios ou não, que corriam de boca em boca pelas alterosas.O fato é que diante da hesitação do presidente em decidir qual seria o interventor mineiro, o povo temia que ele acabasse optando pelo pior de todos, e por isso se perguntava temeroso: “Será o Benedito?”

E foi realmente. Em dezembro de 1933, Benedito Valadares tornou-se interventor em Minas Gerais, ocupando a chefia do executivo mineiro até 05 de novembro de 1945 (poucos dias depois da deposição de Getúlio Vargas), completando, portanto, um mandato de 11 anos consecutivos, façanha que provavelmente nenhum outro governador mineiro jamais alcançará. Desse fato histórico restou a expressão “Será o Benedito?”, usada sempre que alguém tem alguma dúvida sobre qualquer coisa.
Por FERNANDO KITZINGER DANNEMANN
Publicado no Recanto das Letras em 16/01/2006
Código do texto: T99377


3. Mário Prata e Mário de Andrade fizeram crônicas sobre Benedito, quer ler?

Mario Prata - http://www.releituras.com/marioprata_benedito.asp

Mario de Andrade - http://www.releituras.com/marioandrade_benedito.asp

4. São Benedito, o Negro ou São Benedito, o Mouro - Santo da Igreja Católica Apostólica Romana.

Algumas versões dizem que ele nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, no seio de família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia. Outras versões dizem que ele era um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope. De qualquer modo, todos contam que ele tinha o apelido de “mouro” pela cor de sua pele.

Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles. Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.

Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade,sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.

5. Pai Benedito das almas
É Pai Benedito das Almas, preto velho mirongueiro (molongueiro =manhoso, dengoso, que tem lábia)!
Filho de uma escrava com um branco (um feitor), não era nem negro e nem branco (o que o fazia sofrer discriminação por ambas as partes) Ele cresceu sofrendo muito porque tinha preconceito do branco e dos seus irmãos negros, foi um escravo reprodutor por ser muito forte. Logo depois de alguns acontecimentos como a morte de um feitor foi levado ao tronco e colocado para trabalhar na lavoura, sendo q quando foi à senzala logo adquiriu muito respeito dos seus irmãos, pois começou a curar e ajudar em fugas porque desde pequeno era amante das magias as quais aprendeu com um velho chamado Pai Barnabé que o ensinou desde pequenino a magia como também a luta dos negros (a capoeira).
Desencarnou mais ou menos aos 80 anos de idade, depois de enfrentar o senhor e seus feitores; demorou 45 dias para morrer: sem comer ou beber nada, o senhor da fazenda ficou receioso pelo fato dele não morrer de fome ou sede.
É um preto velho de muito conhecimento por seus conhecimentos antigos e curadores...
----------------------------

Como podem ver é um nome rico, cheio de história não só para mim e Marcelo mas também para o mundo.
E como me disse Marina ontem de manhã, quando comentei a frase da minha amada vozinha com ela: "Não se preocupe, mamãe... eu gosto de Benedito!"
Eu não tava preocupada, era só um comentário, ao comentário, mas minha filha espirituosa, como sempre, tratou de dar a opinião dela...hahahahahah.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Benedito - Simples e cheio de significado



Assim como o nome do nosso menino, o enxoval de Benedito será simples mas cheio de significado, afinal de contas, segundo a numerologia, ele será um líder nato, cheio de poder para exercer a liderança e conquistará este direito pelo carisma e consideração pelo ser humano.. enfim, ele é demais!
Quem tem tantas qualidades pessoais não precisa ter muito de material, não é verdade?
Então... Benedito não vai ter seu quarto, ele vai, no 1º ano de vida, dormir no quarto comigo e com o Marcelo em um co-sleeper, cuja importação estamos providenciando (importação é chique, mas é pelo simples fato de não existir no Brasil pois é 1/3 do preço dos berços convencionais), não vai ter um carrinho top de linha, pois o principal meio de transporte dele será o sling, que está lindo como podem ver na foto, e usará fraldas de pano, que são lindas e chiques sim, também na foto, vestida no bebê, gentilmente cedido pela irmã Marina para a ocasião, e nos saquinhos espalhados, cujas estampas foram escolhidas pela irmã... super fashion!!!
Assim serão os primeiros momentos da vida do nosso pequeno: cheio de aconchego, contato físico, amor e conforto, afinal de contas, como alguém uma vez sabiamente disse:
"Para o ser humano saber ser independente ele precisa, primeiro, poder ser totalmente dependente".
Assim foi com Marina que hoje é a sugurança e independência em forma de menina e assim será com Benedito!!!