quinta-feira, 26 de março de 2009

Saídas pela direita e esquerda

Fomos à escola e conhecemos o "melhor amigo" da Marina, o Daniel. Chegando em casa tinhamos visitas. O tio Guto falou para ela:
-Temos de perguntar a este garoto quais são as intenções dele com vc!
Marina não deixou por menos:
- A minha intenção é casar com ele!
---
Marina, ao descobrir que iamos a casa da prima conhecer a irmãnzinha recém-nascida:
-Mamãe diga para Julia que eu estou com febre, tossindo e com torcicólogo! (Julia é uma amiga da prima que sempre atrapalha a brincadeira das duas por ser mais da idade da prima que da Marina).

---

37 semanas!

E viva!!! Daqui a pouco qquer hora é hora!
A barriga está gigante! benedito parece ter encaixado e já tem claras dificuldades e se movimentar como antes. O dorso dele é bem comprido e está bem grudado à minha barriga, tanto, que dá p/ sentir as vértebras, se eu apertar... é uma delícia!
Semana passada tivemos pré-natal e está tudo bem: engordei 1 kg este mês, ele está com dorso à direita e eu ainda com asíndome do avental branco...heheheheheheh. Mas a pressão tá boa, pois meço todos os dias aqui em casa! nbenhum exame, nenhum toque e só felicidade... terça-feira teremos outra consulta!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Um new look

Nesses tempo de calor e barrigão, nada melhor do que um cabelo leve e fresquinho para me ajudar a passar os dias!!!
Eu adorei!!!
Marina ainda não viu, mas daquii a pouco verá...hahahahahahah

terça-feira, 10 de março de 2009

Nossa tica-tica e as 35 semanas


Vocês acham que só os filhos mais velhos regridem quando ganham um irmaozinho?
Que nada! Eu e Marcelo andamos com um saudosismo danado da nossa filhinha: adulamos, falamos igual a quando ela tinha um ano de idade e pegamos ela no colo mais do que nunca.
Não sei se por conta da clara regressão dela, assim queremos atender suas expectativas ou porque internamente sabemos que ela vai continuar sendo nosso bebê sim, mas não como sempre foi. Agora teremos outro bebê com quem teremos que dividir os chamegos e as atenções.
Claro, ela tem adorado toda esta atenção, mas mesmo assim não tem deixado de demonstrar irritação, agressividade e até uma baixa no sistema imunológico. Então tratamos de levá-la ao homeopata logo p/ ver se conseguimos amenizar este momento de transição na vida desta menina tão linda, meiga e especial!
Enquanto isso o pequeno Benedito se mostra bastante interessado em cavucar um buraco para sair. Sinto pontadas intensas no períneo e uma criatura fazendo força para baixo.
Ele conmtinua se mexendo com bastante frequencia e soluça bastante, mas os movimentos são menos intensos agora!
Esta semana está bem movimentada: teremos pré-natal, dentista da Marina, tenho que finalizar as coisas que vamos mandar para o padrinho da Marina e mandar revelar umas fotos para a empregada que cuidou da Marina desde a barriga e agora vai embora e, é claro, dar muita, muita atenção a esta irmã mais velha tão especial!

quinta-feira, 5 de março de 2009

34 Semanas!

Minha hora está chegando. É certo que desta vez não me informei, nem me formei tanto quanto na gravidez da Marina, é claro também não precisava mais...heheheheheh. Mas é fato de que agora na reta final encontrar e compartilhar matérias deste tipo me dão forças de saber que ESTOU NO CAMINHO CERTO!
Leiam:

http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/2009/03/o_parto_do_passado_e_o_do_futu.shtml


É uma jornalista brasileira, que mora em Londres e está saindo de licença maternidade... é fantástico!

Sábado levamos a Marina p/ uma festinha de criança e conheci, por obra do destino, uma brasileira que ganhou o seu 1º bebê na Holanda. Ela foi apresentada p/ mim, pela mãe da aniversáriante já assim: olha, a Carlinha é doula!
Daí a moça abriu a guarda e se sentou na minha mesa p/ me contar que lá na Holanda só existe acompanhamento pré-natal se o bebê vingar, ou seja, depois do 3º mês completo; elas são acompanhadas por Midwifes (uma mistura de parteira, enfermeira de pré-natal e doula), que é quem faz o pré-natal das grávidas porque lá não existem Ginecologistas Obstetras, só em caso de cesárea de urgência; e o mais lindo: NÃO EXISTE EXAMES DE NENHUMA ESPÉCIE, de rotina! Nada de tirar sangue a cada trimestre e ecografias...heim??? O que é isso???? A Midwife, mede a pressão, o fundo do utero, escuta o foco, pergunta se a gestante sente algo estranho ou diferente e qdo a resposta é negativa, até mês que vem!; e os bebês nascem de parto normal, sem episio laceração ou qquer outra coisa, preferencialmente dentro da água e em casa, acompanhadas apenas pelas midwifes. Ginecologista só entra na história em caso extremo.
Ela, como boa brasileira que é, questionou a midwife porque não faria ecografia e a midwife, gentilmente respondeu: NÃO EXISTEM ESTUDOS que comprovem que a ecografia NÃO FAÇA MAL AO BEBÊ.

GENIAL!!!!

Minha mãe e minha tia viveram situações semelhantes, qdo, depois do oitavo mês completo de gestação, era praxe de fazer RAIO-X para saber se os ossinhos do bebê estavam formados... e qual não é a ironia, que tempos depois se descobre que aquela radiação que elas (e a gente dentro delas) recebemos, poderia ser nociva... talvez, os estudos sobre o raio-x foram realizados em uma época em que as ecografias precisavam de um "bum" e as pessoas precisavam ganhar dinheiro com isso. Então, até que apareça uma tecnologia melhor e mais avançada que a eco, estudos neste sentido nunca existirão, porque ninguém vai fazer médico perder dinheiro se descobrirem que os bebês ficam com a mão no rosto durante toda a eco porque aquilo faz um barulho danado lá dentro ou que irrita os olhinhos deles, né?

Mas continuando o meu papo com a minha mais nova amiga, quase holandesa, terminamos em uma conclusão simples: A Europa é um continente velho. Todos sabemos que existe um movimento dos governos para que os casais tenham filhos e os que tem coragem, mais de 1 filho, pois os governos precisam de quem os sustente, concordam?
Bens tão preciosos quanto bebês, não podem ser "disperdiçados". Então, é claro que midwifes, falta de exames de rotina e nada de eco não são procedimentos irresponsáveis daqueles países, por conta de uma cultura, apenas! Eles não seriam bobos de perderem esta "boquinha".
Funciona, dá certo e os bebês nascem e bem!
É difícil a gente observar e entender, que talvez é a nossa cultura latino-americana de cesáseas eletivas, exames de sangue de rotina e ecos mensais é que esteja errada. É aqui que precisamos de UTIs neonatais, é aqui que precisamos de G.Os. bem formados, é aqui que precisamos de epidural, episiotomia e NAN.
Será que somos mais frágeis que as européias? Será que nosso corpo é menos preparado que o delas e nossos bebês precisam ser salvos da gente?
Ou será que tem muita, muita gente ganhando dinheiro em cima da fragilidade emocional de um momento gravídico e tocando baboseiras na nossa cabeça só p/ desencadear um ganha-ganha de todo tipo de médico e toda a série de necessidades que são desencadeadas a partir daí, onde quem só perde é o bebê e a grávida-mãe!
Ora, ora! Os países latino-americanos tem excesso de gente! Eles não precisam se preocupar verdadeiramente com o nascimento. Se morrer nasce mais... e se nascer com problemas, melhor ainda, mais a classe médica vai ganhar com isso fazendo tratamentos eternos nesta criança, porque ele tem bronquite, asma e é fácil pegar uma pneumonia!

Mudar a cultura de um país é difícil, mas não é impossível. Eu não sou radical, eu apenas raciocino e não apenas aceito o status-quo... e vou continuar com o meu trabalho de formiguinha: vou parir o mais natualmente possível, afinal estamos no Brasíl (quem me dera estar na Holanda) e amamentar exclusivamente, sem água , suco, chupeta etc, etc até, pelo meses 6 meses do Benedito!!!
Tá tenho um excelente exemplo de que dá muito certo: Viva Marina! Viva Benedito! E viva a minha coragem de enfrentar e ir contra o que acredito estar errado, muito errado!!!