terça-feira, 27 de outubro de 2009

Marina e sua auto-alfabetização


É sensacional ver o interesse de Marina pelas letras e números e os que eles conseguem fazer juntos. Já tem +/- um ano que este interesse ficou bem forte e agora, Marina começa a ler e somar, não só letras, mas também números:

Outro dia virou p/ mim e disse - mamãe 5 dedos, nesta mão, mais 5 dedos nesta, são 10 dedos! Dois dedos nesta mãos, mais dois dedos nesta são 4 dedos!
-De onde vc tirou isso minha filha? - perguntou uma mãe impressionada.
-Dá minha própria cabeça!

Agora são as letras:
Estávamos entrando na garagem de casa e ela falou - mãe, outro dia entrei aqui com o papai e o portão estava enFerrado.
-Não filha. É emPerrado!
- Não mamãe, é com "efe", não com "pê". EnFerrado!

Agora ela finge que lê livros e quando vê uma palavra interessante, me pergunta o que é. E eu ajudo, não leio. Outro dia comprei uma revista de fofocas e na capa estava "Marcelo, nasce filho de Ivete!"
Ela já reconhece o nome dela e até o escreve bem bonitinho (aliás escrever ela já escreve tudo há algum tempo. Pergunta as letras das palavras que ela quer escrever, a gente diz e ela escreve, perfeitamente!) Então, virei para ela e perguntei que nome era aquele tampando o "celo". Ela respondeu que parecia Marina, mas faltava alguma coisa. Eu destapei o celo e ela leu: "cê", "é", "ele", "ó". É Marcelo, mamãe?

Sensacional!!!!

Agora ela vai se juntar ao Benedito e escrever as sílabas que ela já balbucia: mamã, papá, babá, nenê, mãpá, pámã...hahahahahahah.

Eu tenho que ser babona, meus filhos são o que há de mais espacial neste mundo, né não????

Nenhum comentário: